Details

Rua Casal das Carvalhas

cp 1951, Casais Novos

2350-002

Torres Novas

aquintadoalecrim@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2019 by Quinta do Alecrim.
Proudly created with Wix.com

A NOSSA HISTÓRIA

A GESTÃO DA TERRA COM AMOR

A Quinta do Alecrim nasceu meio por acaso. Compramos um pequeno terreno  para fazer horta para nós mesmos. Mas a dinâmica de plantar, cuidar, colher, partilhar foi tomando conta da nossa vida. Transformou-nos. Deu vontade de partilhar o carinho e a qualidade com os outros. Fomos aprender mais, começamos a fazer mais, crescemos. Hoje somos uma referência regional no cultivo de produtos biológicos, de relação com a comunidade, de inovação em agroecologia e na partilha de saberes.  

AGRICULTURA BIOLÓGICA

A Quinta do Alecrim é certificada biológica desde sempre. O selo Biológico é uma garantia para o consumidor, segurada por um sistema de controlo, com um regulamento específico europeu e uma norma portuguesa, que orienta as práticas dos intervenientes da cadeia de produção, transformação, distribuição, armazenamento, importação e exportação dos produtos biológicos.

 

Mesmo assim, acreditamos que a agricultura do século XXI deve ir além e abraçar uma AGROECOLOGIA, que é o estudo e desenvolvimento de processos de produção alimentar inspirados nas dinâmicas dos ecossistemas. Além da ausência de pesticidas, esta agricultura deve recuperar a saúde do solo, reestabelecer a biodiversidade e a paisagem. 

 

Nós optamos por produzir as nossas hortícolas em sistema agroflorestal, um mosaico de árvores, sebes e talhões agrícolas que lentamente vai reconstituindo o tecido natural de uma área que encontramos degradada. Assim, quando opta por adquirir os nossos produtos está a contribuir para o nosso trabalho de regeneração do meio ambiente. 

 

SISTEMAS AGROFLORESTAIS

As Florestas são ecossistemas biodiversos funcionais, com mecanismos de autofertilização, de regeneração e enorme resiliência. Agroflorestas, por sua vez, são sistemas produtivos que buscam replicar seus ciclos e disposições naturais, no tempo e no espaço, em arranjos produtivos integrados, com árvores, culturas agrícolas e/ou atividades pastoris; promovendo maior diversidade biológica e resiliência ecológica. Caracterizam-se pelo uso de conceitos como sucessão ecológica e estratificação florestal e que se traduzem em outras formas de gestão e produção. 


Embora não haja ainda uma definição consensual, a sistematização destas dinâmicas vem emergindo simplesmente como Agrofloresta, ou Sistemas Agroflorestais de Sucessão (SAFS); Agrofloresta Temporal, ou ainda Agricultura Sintrópica. Pese a falta de consenso, há uma busca crescente por objetividade, ciência e coerência no desenvolvimento destes sistemas para que possa ser extrapolado para diversas escalas de produção.

0
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now